Bem eu não tenho certeza se esse é o lugar certo para postar isso, espero que seja (se não for, por favor alguém mova para o lugar certo).
Introdução:
Vou tentar ensinar algo simples novamente. Acho que todos conhecem esse jogo, então não tem muito o que dizer, é um simples jogo de pedra, papel ou tesoura.
Instruções:
Criando condição de vitória e derrota:1- Crie um evento em qualquer lugar (de preferência um lugar que não irá atrapalhar, este evento
não terá imagem). Nesse evento clique duas vezes em
COMANDOS DE EVENTO=>
CONDIÇÕES, irá abrir uma janela, nessa janela marque
variável, escolha uma e nomeie (vou chamar de "vitória"), marque
costante e escolha um número (esse número será quantas vitória você precisará ter para ganhar, eu esolhi 5), deixe
igual a e deixe marcado o quadrado de
excessão. Dê OK.
2- No espaço em baixo de
condição, coloque o que deseja que aconteça caso você ganhe.
3- Clique duas vezes em baixo de
excessão, abrindo a janela vá em
CONDIÇÕES, marque
variável, escolha uma e nomeie (vou chamar de "derrota"), marque
constante e escolha um número (esse número será quantas derrotas precisará ter para perder, eu esolhi 5), deixe
igual a e desmarque o quadrado de
excessão. Dê OK.
Obs: Já ia esquecendo, em
INICIAR QUANDO coloque
processo paralelo.Se fez o que falei você verá algo +- assim...
- Spoiler:
Criando evento para jogar:1- Crie um evento e escolhe uma imagem para ele (este será o evento contra quem terá suas partidas).
2- Aperte duas vezes em
COMANDOS DE EVENTO=>
MOSTRAR ESCOLHAS, irá abrir uma janela, em escolha 1 coloquei "pedra", na escolha 2 coloquei "papel" e na 3 coloquei "tesoura". Em
cancelamento marque ignorar. Dê OK.
Obs: Se quiser pode colocar uma mensagem antes como: "Qual vai escolher?" ou o que preferir.
3- Clique duas vezes no espaço em branco em baixo da opção
pedra, irá abrir uma janela vá em
OPÇÕES DE VARIÁVEL,marque
individual, escolha e nomeie outra variável(vou chamar de "aleatório"), em operação deixe substituir e em operandos marque aleatório, no primeiro retângulo branco coloque
1 e no segundo
3. Dê OK.
4- Ainda na opção
pedra, crie uma
condição, na janela da
condição marque
variável, escolha a variável "aleatório", marque
constante mude o valor para
1, deixe
igual a e deixe marcado o quadrado de
excessão marcado. Dê OK.
5- Dentro de
condição eu indico colocar uma mensagem para o jogador saber o que está acontecendo. Vou colocar algo como: "Você escolheu:Pedra", "Adversário escolheu: Pedra" e depois uma mensagem dizendo o resultado, nesse caso seria: "Empate".
6- Em baixo de
excessão crie uma nova
condição, na janela de condição marque
variável e escolha a variável "aleatório", marque
constante e mude o valor para
2, deixe
igual a e deixe marcado o quadrado de
excessão marcado. Dê OK.
7- Dentro de
condição, indico colocar outra mensagem, novamente para o jogador saber o que está se passando. Vou colocar algo como: "Você escolheu:Pedra", "Adversário escolheu: Papel" e depois uma mensagem dizendo o resultado, nesse caso seria "Derrota".
8- Clique duas vezes no espaço em branco logo abaixo da mensagem que acabou de escrever, vá em
OPÇÕES DE VARIÁVEL, marque
individual e escolha a variável "derrota", em operação marque "
+" e em
operandos marque
constante e o valor será
1. Dê OK. (Isso fará com que você tenha +1 ponto em derrota quando você perder a partida.)
9- De baixo de
excessão , crie mais uma
condição, na janela de condição marque
variável e escolha a variável "aleatório" , marque
constante e mude o valor para
3, deixe
igual a e desmarque o quadrado de
excessão (ele não será necessário dessa vez). Dê OK.
10- Novamente coloque uma mensagem para que o jogador saiba o que está acontecendo. Vou colocar algo como: "Você escolheu: Pedra", "Adversário escolheu: Tesoura" e depois uma mensagem dizendo o resultado nesse caso seria "Vitória".
11- Clique duas vezes no espaço branco depois da mensagem, vá em
OPÇÕES DE VARIÁVEL, marque
individual escolha a variável "vitória", em
operação marque "
+" e em
operandos marque
constante e o valor será 1 (Isso fará com que adicione +1 ponto as suas vitórias.). Dê OK.
Se você fez tudo como falei, você terá algo +- assim...
- Spoiler:
OBS:Com isso você terá definido o que ocorrerá caso o jogador escolha
pedra. Você deverá seguir os mesmos passos em
papel e
tesoura, alterando apenas as frases (acho que isso é óbvio, mas só para reforçar...), em papel ao invés de escrever "Você escolheu: Pedra", "Adversário escolheu: Pedra"; você irá escrever "Você escolheu: Papel", "Adversário escolheu: Papel", faça as alterações necessárias.
Demo:
Fiz essa demo quando não tinha nada para fazer, foi ela que me levou a fazer o tutorial, então ela possui umas coisinhas que não estão no tuto (nada de mais e nada de complicado).
http://www.4shared.com/file/211377135/6328d8c0/Pedra-Papel-Tesoura.htmlCrédito: xSMUGx (Eu), por criar e disponibilizar o tuto.
PS: Se alguém perceber algum erro, seja no tuto ou na demo ou se tiverem alguma sugestão para melhorar o tuto por favor me comuniquem.