De Jogador para jogador
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum que fala sobre qualquer jogo, com o foco em criação de jogos!
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» SCRIPT: Sistema de Luz v1.1
[Aula 2-xSMUGx] Condições EmptySáb Fev 01, 2014 3:20 pm por lotis1250

» travando menos...
[Aula 2-xSMUGx] Condições EmptySex Mar 22, 2013 9:04 am por lordchaos157

» prisiso de chars do ash de pokemon pro rmvx
[Aula 2-xSMUGx] Condições EmptyDom Dez 23, 2012 5:01 pm por guiniderle

» Preciso de gente dedicada para me ajudar a criar todas as edições de conan o barbaro
[Aula 2-xSMUGx] Condições EmptyDom Dez 23, 2012 4:32 pm por guiniderle

» Adaptamento de Tilesets de xp para vx...
[Aula 2-xSMUGx] Condições EmptyDom Jan 15, 2012 10:42 am por luansan14

» como eu coloco fotos aqui no meu perfil?
[Aula 2-xSMUGx] Condições EmptySáb Jan 14, 2012 7:34 pm por luansan14

» Posso criar um char?
[Aula 2-xSMUGx] Condições EmptySáb Jan 14, 2012 7:32 pm por luansan14

» Pacote de Scripts
[Aula 2-xSMUGx] Condições EmptyTer Fev 01, 2011 8:25 am por Aluno

» stage de estrada
[Aula 2-xSMUGx] Condições EmptyQui Jan 13, 2011 10:38 am por traver

Parceiros
[Aula 2-xSMUGx] Condições Bannerdjj
Anime Chaos


 

 [Aula 2-xSMUGx] Condições

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
xSMUGx
Membro
Membro
xSMUGx


Mensagens : 62
Créditos : 14
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro

[Aula 2-xSMUGx] Condições Empty
MensagemAssunto: [Aula 2-xSMUGx] Condições   [Aula 2-xSMUGx] Condições EmptyDom Fev 14, 2010 7:21 am

Estava sem nada para fazer e resolvi fazer um tutorial sobre o assunto, principalmente por ter reparado que o fórum está parado. Like a Star @ heaven Deve ser culpa do carnaval Like a Star @ heaven

Introdução:

Se pretende fazer um bom jogo esse é um dos comandos que vai ter que usar. O comando condição, como o nome já dá a entender, determina uma condição para que algo aconteça. O personagem só consegue passar por uma porta se tiver um determinado item, esse é um exemplo de como usar as condições, vou parar de falar e começar a explicar...

Tutorial:

Com o seu RM aberto, crie um evento e abra a janela Comandos de Evento apertando no quadro branco abaixo de "Comandos de Evento". Aberta essa janela clique em Condições abrindo assim outra janela.

Spoiler:

Como essa janela é dividida em 4 abas, também dividirei o tutorial em 4 partes, explicando as opções de cada aba.

Aba 1:

1- Switch: Escolhendo switch você deverá definir se a condição será cumprida caso a Switch (que escolher) esteja ligada (ON) ou desligada (OFF).
Obs: Dúvidas sobre switch veja meu tutorial clicando aqui

Spoiler:

2- Variável: Escolhendo variável a condição é cumprida quando a variável que escolheu chega no valor que você determinou.
Obs: Prefiro não me aprofundar nesse assunto agora, vou fazer um tutorial para explicar as variáveis separadamente.

Spoiler:

3- Switch Local: A condição de switch local funciona como a da switch comum (o item 1) a única diferença é que ela é afetada por uma switch local e não por uma switch comum Cool.
Obs: Dúvidas sobre switch veja meu tutorial clicando aqui

Spoiler:

4- Tempo: A condição de tempo será usada se você quer que o jogador tenha um determinado tempo para fazer alguma coisa. Os dois primeiros retângulos a direita são minutos e segundos respectivamente, o terceiro retângulo é onde será decidido que a condição será cumprida caso o jogador chegue no tempo superior ou inferior do que você decidiu. Falando de outra forma, você colocar o tempo e dizer se o contador deve estar com um tempo superior ou inferior, para que a condição seja cumprida.

Spoiler:

Com isso terminamos a primeira aba.

Aba 2:

A aba 2 é inteiramente composta de condições do herói.

1- Herói: Marcando essa condição, no retângulo ao lado você deve escolher qual herói será "avaliado". Para decidir em que quesito ele será "avaliado" você deve marcar umas das opções abaixo de Herói.

Spoiler:

2- Está no grupo: Essa opção é marcada automaticamente quando você escolhe Herói. Ela vê se o herói selecionado está no grupo. O herói só precisa está no grupo para que a condição seja cumprida.

Spoiler:

3- Nome: Como você sabe o maker pode deixar o jogador escolher o nome do personagem durante o jogo (se não sabia, agora já sabe Very Happy). A condição nome, faz com que seja necessário que o herói escolhido para ser "avaliado" tenha o mesmo nome que você definiu aqui. Se o nome for exatamente igual a condição é cumprida.

Spoiler:

4- Habilidade: Com essa opção você torna necessário ao personagem ter uma determinada habilidade para que algo aconteça. Se o personagem tiver a Habilidade que você escolheu, a condição é cumprida.

Spoiler:

5- Arma: Essa opção permite que você escolha que arma o herói deverá ter equipada. Se o herói que escolheu estiver equipado com essa arma a condição é cumprida.

Spoiler:

6- Armadura: Nessa opção você escolhe que armadura o herói deve ter esquipada. Se ele estiver usando essa armadura a condição é cumprida.

Spoiler:

7- Status: Aqui você decide qual status o herói escolhido deve possuir. Se o herói escolhido tiver o status escolhido a condição é cumprida.

Vamos para a aba 3 agora.

Spoiler:

Aba 3:

1- Inimigo: Clicando em Inimigo você irá ver 8 números, mas essa opção não é para ser usada aqui. Essa opção deve ser usada na Aba Grupos de Inimigos no Banco de Dados. Clicando no quadro branco na caixa Eventos, você vai abrir a janele Comandos de Evento normal, clique em Condições e vá na aba 3. Agora quando clicar em Inimigo, além dos números verá o nome dos inimigos do grupo. A opção Inimigo serve para que algo aconteça durante a batalha caso o inimigo escolhido apareça ou tenha o status escolhido. Se escolheu o grupo de inimigos slime*2 e nessa opção escolheu o 1.slime e escolheu o status: morto, quando o slime 1 morrer a condição é cumprida.
Obs: Se não tem idéia do que pode fazer com isso, volte a janela Comandos de Evento vá na aba 3 e olhe os comandos na caixa Comandos de Batalha.

Spoiler:

2- Personagem: Aqui você decide em que direção o personagem deve está andando. Apertando no retângulo ao lado, você vai poder escolher entre Personagem e Este Evento, escolhendo Personagem quem está sujeito a condição é o sue herói, escolhendo Este Evento quem está sujeito a condição é o evento no qual você criou a condição. Para que a condição seja cumprida o jogador tem que tá apertando a tecla que faz o personagem andar na direção escolhida no campo Direção:.

Spoiler:

3- Veículo: Escolhendo veículo você terá que decidir qual veículo o personagem deve está usando para que a condição seja cumprida. Se escolher barco e o personagem estiver em um barco a condição é cumprida.

Spoiler:

Finalmente a última aba.

Aba 4:

1- Dinheiro: Essa opção te permite definir o dinheiro necessário para o personagem fazer algo. Você escolhe a quantia e depois escolhe se o personagem tem que ter um valor maior ou menor do que a quantia que escolher. Se escolher 49 e maior, se o personagem tiver 50 ou mais no "bolso" a condição é cumprida.

Spoiler:

2- Itens: Essa opção faz com que seja necessário que se tenha um item. Se escolher o item poção e o jogador tiver algum item poção a condição é cumprida.

Spoiler:

3- Armas: Aqui você decide qual arma é necessário ter para que algo aconteça e também se essa arma precisa estar equipada ou não. (E se tiver pensando que na aba 2 já tem uma opção assim, está enganado. Aqui qualquer herói pode ter a arma ou, na aba 2 tem que ser um herói em especial.)

Spoiler:

4- Armaduras: Funciona como a opção anterior mas a condição é possuir uma armadura ou ter um personagem equipado com ela.

Spoiler:

5- Tecla: Essa condição pede que a tecla que você escolher seja precionada para que a condição seja cumprida.
Obs: As teclas que aparecem não são equivalentes as do teclado, mas vou dizer quais são...
As teclas de direção são as "setinhas" do teclado mesmo.
A=Z
B=X
C=C
X=A
Y=S
Z=D
L=Q
R=W

Spoiler:

6- Scripts: Eu não sei mexer com scripts e não sei muito bem como usar essa condição, nos testes que eu fiz aqui, essa condição serviu apenas para chamar um script.
Ps: Se alguém souber dizer para que serve essa opção por favor me diga para que eu possa editar.

Spoiler:

===============Fim===============

Só queria explicar o básico sobre condições, se tiverem dúvidas podem perguntar, sugestões para melhorar o tutorial podem falar, se quiserem que eu adicione mais SS's ou exemplos de como usar podem pedir.

Ps: Estarei fazendo um tutorial para explicar variáveis assim que possível.

Créditos: xSMUGx (EU), por criar e disponibilizar o tuto.
Ir para o topo Ir para baixo
AND_RYO
Moderador
Moderador
AND_RYO


Mensagens : 177
Créditos : 19
Idade : 31
Localização : RS
Frase Pessoal : O Conselheiro dos Makers...

[Aula 2-xSMUGx] Condições Empty
MensagemAssunto: Re: [Aula 2-xSMUGx] Condições   [Aula 2-xSMUGx] Condições EmptyDom Fev 14, 2010 10:20 am

meus parabéns pelo tutorial...mais crédito para você...
quando eu comecei eu achava que as condições não eram tão importantes assim...me enganei feio =D elas são muito uteis e saber usa-las é essencial...
Ir para o topo Ir para baixo
 
[Aula 2-xSMUGx] Condições
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [Aula 1-xSMUGx]Switches
» [Aula 2]Variáveis aleatorias
» [Aula 1]Introdução de variaveis
» 1ª aula de mapeamento pelo Sensei AND...
» Tutorial de Ínicio Automático [Aula 1]

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
De Jogador para jogador :: Rpg maker VX :: Tutoriais-
Ir para: